sábado, 29 de novembro de 2008

Benfiquismo Parte I: A Espécie


O benfiquista comum é um neandertal que aprecio (porque fazem-me rir, um pouco como os palhaços). Entre os benfiquistas que conheço, que felizmente são em minoria já que vivo no Porto, contam-se pelos dedos aqueles que conseguem decentemente e com discernimento discutir o estado do clube, admitir as suas falhas, e falar abertamente sobre a supremacia do FC Porto no futebol Português.
A maioria destas criaturas estão cegas com aquilo que o vendedor de kits, e a imprensa do regime, lhes vende. Ora pensem comigo, é com bastante naturalidade que ao falar com um benfiquista, tenhamos que ouvir essencialmente três argumentos:

a) O Benfica é melhor que o Porto.

b) O Benfica é o maior clube do mundo.

c) Vocês nunca serão tão grandes como nós.

Por muito que o reinado encarnado do tempo da velha senhora já tenha acabado, por muito que os títulos sejam cada vez mais uma miragem, por muito que o FC Porto mais ano menos ano os ultrapasse a todos os níveis desportivos, o discurso não muda. Benfiquista é isto, aplaude sem ter por que aplaudir, e vê apenas o que quer.
Não interessa terem sido goleados e humilhados na Grécia, porque é uma equipa em construção, os jogadores estão em adaptação, o Queque Florista ainda está no início do seu trabalho, e esta equipa é sem dúvida a melhor dos ultimos quinze anos (a da época transacta não conta, este ano é que é a serio). Nada diferente do habitual portanto.

Por fim, e para não parecer incomodado com esta forma de estar no futebol - é assim que gosto deles, ausentes do mundo real, e distraídos daquilo que o FC Porto constrói. Nós vencemos, eles batem palmas.

Por ACCM

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Estamos bem ou estamos mal?

Estamos bem ou estamos mal?



Muito se tem opinado sobre o FCPorto deste ano. Muito se tem criticado. Teremos um plantel inferior ao da época passada? Teremos treinador para as exigências do dragão? Terão sido acertadas as contratações feitas no defeso?

Pois bem, para a maioria, quer portistas quer adversários, estas questões teriam uma resposta há três semanas atrás, e hoje três semanas passadas, terão outra. É, o futebol tem destas coisas.

Eu acreditava nesta equipa e neste treinador, no inicio da época, continuei a acreditar depois de alguns deslizes, e continuo a acreditar depois de alguns resultados positivos.
Perdemos peças importantes na equipa da epoca passada é certo, mas porque raio e que havemos de nos comportar como os neandertais da segunda circular, e condenar jogadores ao fim de meia duzia de semanas só porque um ou outro jogo não sai bem??!!
Outra das coisas que sinceramente me custa a compreender sao as críticas ao professor Jesualdo Ferreira... Temos um treinador que até agora deu bastante ao clube. Ao fim de dois anos como treinador do FCPorto deu-nos dois titulos, e na Champions levou-nos sempre no minimo até aos oitavos (este ano é o terceiro consecutivo)... Não percebo porque continuam a dizer que não é treinador para o FCPorto... Não é o Mourinho, mas é melhor que o "risco ao meio", ou do que o "Queque Florista" da segunda circular. Poderiamos ter melhor? Talvez... Poderiamos ter pior? De certeza que sim...

Eu acredito nesta equipa técnica e nestes jogadores. No fim da época cá estaremos para fazer as contas.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Inauguração



Um blog de apoio ao mundo azul e branco do dragão!

Modified by ACCM

Essência do Dragão ©Template Nice Blue.

TOP