Como sempre o inicio de época começa com as irracionalidades futebolisticas da capital, ou como prefiro - propaganda da capital.
O futebol em Portugal faz-me lembrar a tão conhecida fábula "A formiga e a Cigarra". Já os Gregos no séc VI a.C. contavam a história da cigarra que cantarolava enquanto a formiguinha trabalhava. O nosso Bocage foi um dos autores que recontou a fábula, e aproveito a passagem:
- - "No verão em que lidavas?"
- À pedinte ela pergunta.
- Responde a outra: - "Eu cantava
- Noite e dia, a toda a hora."
- - "Oh! bravo!", torna a formiga.
- - "Cantavas? Pois dançe agora!"
Há coisas que não mudam. Cá pelo futebol em pleno séc.XXI existe um benfica Cigarra, e um FC Porto formiguinha - No início tudo é vermelho. A equipa do regime é imparável, os reforços não enganam - são de topo, o treinador aparece motivado e com todo o apoio da massa adepta e classe dirigente. Os adeptos acreditam piamente que "este ano é que vai ser"! Todos cantam! Todos gritam! É a euforia, por vezes a histeria colectiva!! O presidente ilegal aparece a cantarolar, a viajar pelo mundo, a mostrar como será grandioso o sucesso! Segue-se o maestro a dirigir a orquestra, a coordenador toda a musiquinha da cigarra! Tudo bem inchado pelos jornais da capital que apoiam o diletantismo benfiquista.
Enquanto isto a formiguinha FC Porto vai trabalhando, vai planeando, vai negociando vendas de jogadores enquanto negoceia também aquisições de outros jogadores. O FC Porto planeia a época, concentra-se em colmatar falhas, admite que é necessário seriedade e humildade para vencer. Pede, claro está, o necessário apoio da massa adepta, mas não anda de guitarra na mão a gritar o quão grandioso é, e os quantos títulos tem, e o quão melhor é a sua equipa - ao invés prepara a equipa para que quando as cigarras acabarem de cantar, e se depararem com o épico falhanço, possam assim admitir que afinal no Dragão é que é!!
No mundo das cigarras surgem então as críticas, e pedem-se contas - Despedem-se alguns trombones e flautas, e contratam-se novos instrumentos - Começa um novo ciclo, das cigarras trabalhadoras - Recomeça a cantalorice.
- Feridas curadas, com tango em Angola!!!! - épico
Sem comentários:
Enviar um comentário