segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Benfica mal na fotografia ::: EUGÉNIO QUEIRÓS

Eugénio Queirós diz assim:

'A última vez que estive dentro de uma mulher foi quando visitei a estátua da Liberdade'
Woody Allen

Obviamente não dá para acreditar no Woody. O homem vive em Manhattan, conhece grosas de boas actrizes e de actrizes boas, apaixona-se por filhas adoptivas e não é julgado em Gondomar, toca clarinete no Casino do Estoril e é judeu. Este pensamento, que me chegou hoje no turbilhão tekno, não sei se por e-mail se através do twitter, se por SMS ou via rodapé televisivo, não vem a propósito apenas de sexo, embora ele seja, segundo outra célebre frase, a coisa mais importante do mundo, sendo que é sempre difícil lembrarmo-nos da segunda. Da segunda coisa, claro.

Esta frase adapta-se perfeitamente à última tentativa do Benfica para afastar o FC Porto da Champions. O Benfica, note-se, é aquela equipa que para ganhar duas Taças dos Campeões Europeus teve de perder cinco. O FC Porto não precisou de perder nenhuma para ganhar duas. Pode parecer um pormenor mas um país pobreta como o nosso deve aprender a valorizar este tipo de proezas. Esta certeza cirúrgica do FC Porto merece ser apreciada.

Mas não. O que importa realmente é afastar a única equipa portuguesa de facto produtiva nas competições europeias desse clube selecto. E porquê? Porque se suspeitou que o FC Porto pagou uma noite de farra a uma equipa de arbitragem num processo que foi arquivado e porque ainda se está para saber, em sede de julgamento, o que foi fazer o árbitro Augusto Duarte a casa de Pinto da Costa dois dias antes de um Beira-Mar-FC Porto que a equipa portista nem sequer ganhou.

O Benfica não abraça esta causa por amor à justiça e à verdade desportiva. Faz isto porque é invejoso e reconhece que dificilmente conseguirá chegar onde o seu adversário está se não for correndo por fora.

Imaginem a Corticeira Amorim a fazer queixa da Sonae, reclamando o bloqueio das suas exportações, porque suspeitou que nos hipermercados de Belmiro de Azevedo a secção da fruta está cheia de bicho. Lembram-se daquele colega de escola que um dia se aproximou da professora para lhe dizer que nos viu, durante o recreio, a mexer nas maminhas da Catarina? Sim, é o mesmo que hoje é administrador de banco que não consegue devolver o dinheiro dos seus depositantes...

Os portugueses são assim. Aliaram-se a Al-Mansur para destruir Compostela e ganhar um saque de guerra, aliaram-se aos castelhanos, deram vivas a França quando as tropas de Napoleão cá estiveram e muitos deles ainda hoje lamentam o facto de não pertencerem a uma província de Espanha. Ou seja, não somos de confiança quando toca a defender o que é nosso.

Por isso, o que o Benfica está a fazer não espanta ninguém.

O Benfica está apenas a confirmar que tem feito o seu caminho na sombra da glória do FC Porto. Até pode ser que ganhe esta batalha. Mas aí será para verificar que, afinal, dentro da estátua da liberdade o melhor que se consegue é um saco de pipocas ou um postal ilustrado. Os grandes vencedores não precisam de estátuas para ter prazer - este é para eles tão natural como a sede de triunfos. Como disse também um dia Drew Care: 'O sexo sem amor é sem dúvida uma experiência vazia , mas como experiência vazia é das melhores'. A questão também é essa. É que, para além de tudo, o Benfica é aquela portuguesa cujos adeptos se contentam com uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma. Quem escreveu isto tinha por apelido Lisboa.

Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
Data: Sexta-Feira, 20 Fevereiro de 2009 - 19:44

Pode-se ler no Record aqui.

2 comentários:

  1. A vaca da vizinha dá sempre mais leite do que a minha... logo, mate-se a vaca! Não vou perder tempo a comprar melhor ração, nem sequer levá-la ao veterinário. Não "falo" com ela todos os dias e nem lhe limpo a corte. O remédio é mesmo matar a vaca da vizinha. Assim, mesmo que seja pouco, o leite, só existe o meu!
    Espíritos pobres requerem oração e fé! Vou rezar pela alma da "gaibota" ...

    ResponderEliminar
  2. Muito bem meu caro, é no fundo cultivar uma política de mediocridade.

    Não que me incomode a forma como é gerido aquele antro de inveja... mas irrita-me que não nos saiam de cima sempre com as mesmas insinuações e pressões...

    Esta tentativa de branquear a realidade de quem é mais forte dentro de campo é um valente atestado de incompetência...

    ResponderEliminar

Modified by ACCM

Essência do Dragão ©Template Nice Blue.

TOP